domingo, 25 de outubro de 2009

Alerta ....Câncer de Mama
 
Estamos entrando no mês de combate ao câncer de mama, em todas as cidades e estados estão havendo campanhas e multirões de Mamografia que é um dos exames que podem detectar o câncer em seu estagio inicial.
Aqui estão algumas recomendações basicas:
É recomendável que a mamografia seja feita anualmente a partir dos 40 anos, mas se houver histórico familiar de câncer de mama, principalmente em parentes de 1º grau, é importante realizá-la a partir dos 30 anos, seguida de ultrassonografia.
Os sintomas que podem indicar o surgimento da doença, além do nódulo palpável, duro e indolor, na mama, incluem saída de sangue pelo mamilo ou secreção límpida, engrossamento da pele da mama (edema de pele) com possibilidade de vermelhidão, retração do mamilo e nódulos duros palpáveis na axila ou na base do pescoço.
A influência do uso de anticoncepcionais no desenvolvimento da doença é um assunto controverso, no entanto, aproximadamente 70% dos tumores mamários são alimentados pelo estímulo hormonal. Todo cuidado é pouco.
Em alguns casos, a mamografia não é o bastante. Nas chamadas mamas “densas”, geralmente de mulheres abaixo dos 40 anos, o procedimento médico pode não identificar a doença. Por serem de difícil avaliação, a ultrassonografia complementar é muito importante.
Vale lembrar que o câncer de mama também pode atingir o lado masculino, que possui uma proporção aproximada de um homem para cada 100 mulheres. No caso deles, o principal sintoma é o nódulo mamário seguido de secreção mamilar com sangue.
Então neste mês vamos todas lutar contra esse mal que mata silênciosamente nós mulheres .
Beijinhos a todas .

Um comentário:

Lisandro Lesnik disse...

interesante seu blog! quando puder visite o meu http://achetudoaqui.tk abç lisandro.